(#355) Dieta do bom senso adverte: Comida e culpa não combinam, dá indigestão!

Oi, gente!
Como prometi, vou falar um pouquinho sobre a quantas anda a minha alimentação e prática de atividade física. Vou tentar resumir, para não ficar muito extenso, combinado?

Então, desde que me propus a mudar as minha atitudes diante da vida, tinha que mudar a minha alimentação, porque está tudo intimamente ligado: saúde, auto estima, realização, etc....

Minha primeira atitude foi cortar alguns excessos e diminuir, consideravelmente, as desculpas.


Não fiz, e nem faço, nenhum tipo de sacrifício (odeio sacrifícios! Se não é bom, não  serve), restrições ou mudança radicais - Mudanças radicais nem sempre são duradouras -  foi conscientização pura e simples.
Por enquanto estou comendo para me sentir bem, mas nas próximas semanas, pretendo intensificar e me orientar no sentido de eliminar peso.
Não me coloquei metas, nem objetivos, estou vivendo um dia de cada vez, sem cobranças...Acabei com o "TEM QUE" fazer isso, aquilo...Não! Não tenho nada...faço porque quero, não porque sou obrigada...

E, nesse momento só quero ser feliz!
"Comer é uma necessidade, mas comer com inteligência é uma arte"

Sobre a dieta, o que tenho feito, na prática:

Faço 4 refeições diárias (Café da manhã + Almoço + Café da tarde + Jantar) - Não adianta que não gosto de comer de 3 em 3 horas, porque isso dá muito trabalho e me tira do foco, sem contar que não existe comprovação de que isso seja, realmente, necessário. 
A dieta do mediterrâneo é uma das minhas favoritas, em Portugal, por exemplo fazem 4 refeições diárias: Pequeno Almoço (café da manhã) + Almoço + Café da tarde + Jantar , eventualmente, uma ceia com chá

Substitui tudo que é processado pelo integral: pão, massas, bolos, arroz, farinhas, etc

Sempre que possível evito a lactose e o glúten - Comecei por curiosidade, e confesso que até achava que era frescura, mas percebi que a sensação de inchaço diminui bastante, então, sempre que encontro produtos com preços acessíveis incluo no cardápio, sem neuras, se tiver que consumir, faço "de boa"!
Vários estudos apontam para o benefício de excluir da dieta o glúten e a lactose, para mim, por enquanto, é apenas uma experimentação, uma vez que não sou intolerante...eu acho!

Tomo muita água! -Sempre 500ml de água gelada com limão em jejum e durante o dia mais 1 litro em média (ainda não gosto muito, mas como tenho problemas de circulação, sou obrigada para evitar o inchaço nas pernas, e tá dando certo - faço xixi o dia inteiro..kkk) 
Intercalo a água com chás, que valem como hidratação;
Tomamos muita água mineral sem gás, mas fique atenta aos rótulos e observe o PH, o ideal é inferior a 8. 
Para saber mais sobre os filtros de barro clique AQUI
Uma pesquisa feita por norte-americanos aponta: os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retêm 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.

Ando louca atrás de um desses, além de ser mais econômico é muito mais saudável e sustentável do que as "bombonas" que nem sabemos direito a procedência.

Suco verde - Isso era outra coisa que achava frescura, mas como sou do tipo que "crê para ver", aderia a nova moda e meu intestino agradece diariamente! 
Agora, a moda é o o "suco rosa", om povo não para de inventar, mesmo, né? 
*Deixe os cubinhos de verde pronto que facilita muito e fica bem geladinho : 3 folhas de couve + 1 maço de espinafre + pouco de água para facilitar = bata na centrifuga ou no liquidificador coloque em forma de gelo.
A receita de chá verde: 3 cubos de verde* + 2 fatias de abacaxi + 1 maçã + 1 pedaço de gengibre , bate no liquidificador e toma, de preferência sem coar, antes do café da manhã.

Chá mate para refrescar e afinar! Adoro chá mate, ainda mais depois que descobri que ajuda a "adelgazar"..kkk Faço uma garrafa de 2 litros, coloco na geladeira e durante o dia, bato com uma fruta tipo maracujá, abacaxi, limão ou laranja - deve ficar gostoso com outras, mas por enquanto, só experimentei com essas. Ah! dizem que com umas folhinhas de hortelã fica "mara". O chá mate é  diurético e refrescante!
Para 1 litro de chá coloque 1 colher de sopa de chá mate a granel (prefiro) em infusão por 15 minutos, dilua e leve para a geladeira. Prefiro não deixar muito forte para não sobrecarregar o fígado.

Dou preferência para as carnes brancas - Com esse calor, acho que é bem mais gostoso um bom peixe com salada do que carne vermelha, que já nem gostava muito. Divido em 4 dias de frango (pelo preço) e 2 dias de peixe e 2 dia de carne vermelha, porque a Duda gosta e precisa de um bifinho de vez em quando
O salmão é o meu favorito, por ser mais gorduroso, deixo para os finais de semana, durante a semana é corvina, merlusa ou o que estiver na promoção!

Aderi a salada verde - Aprendi a deixar as folhas limpinhas na geladeira, aí não bate a preguiça para fazer saladas.
Quanto mais colorida, melhor! 

Diminui o sal - Em compensação aumentei a pimenta! kkk  Aqui em casa, eu e meu marido temos problemas com a retenção, ele inclusive, toma medicação por isso o excesso de sal era um problema sério na nossa alimentação, mas para não estranhar muito aderi a temperos de todas as espécies.
Além de revelar o sabor dos alimentos os temperos são ótimos para acelerar o metabolismo

Inclui mais frutas no cardápio (maçã, pera, pêssego, uva, melancia, abacaxi, abacate) - Li que as frutas em forma de suco não são tão saudáveis e aumentam a glicose no organismo pela ausência das fibras.


Adoçante e mel: Não dá pra ficar sem um docinho de vez em quando, né? Uso açúcar Magro, li que tem uma polêmica sobre o uso de adoçante, e fico completamente perdida, então fico com o açúcar light, que tem redução de 80% das calorias e procuro controlar o uso.

Tomo muito café: Ok, "muito" é exagero e até seria prejudicial! O café é um excelente termogênico, por conta da cafeína ele acelera o metabolismo. Tomo uma xícara das grandes no café da manhã e outra a tarde, mesmo com calor de 40º graus não consigo abrir mão, sem contar que me transforme em outra mulher depois que tomo uma dose de cafeína. De manhã, nem ouse a falar comigo antes de ter consumido o meu "pretinho básico"...kkk

IMPORTANTE! Mantenha na geladeira só coisas saudáveis - Não compre o que não deve comer! Simples! Deixe só as coisas saudáveis na geladeira, assim é mais fácil. Aqui em casa, consegui conscientizar a minha família a ter uma alimentação saudável.

Enfim, minha gente! São essas as minhas novas atitudes. No início foi difícil me acostumar, mas hoje é tão natural que nem sei porque fazia diferente. Ainda tem mais coisas para mudar, acredito que preciso rever as quantidades de calorias ingeridas, pois meu emagrecimento está muito devagar. Engraçado é que meu marido está seguindo a mesma dieta e nele o efeito está sendo surpreendente, já eliminou 9 quilos em 3 meses e eu, não sei porque não me peso...(Já sei, essa é outra atitude que terei que mudar!) Só sei que emagreci porque as roupas estão folgadas.

Mude sua atitude diante da comida!

Sempre que me pego indo assaltar a geladeira me pergunto: Porque estou fazendo isso? Estou realmente com fome? O que está passando na minha mente nesse momento?
Abaixo coloquei algumas atitudes que estou seguindo no que diz respeito a alimentação e tem feito toda a diferença na minha vida.

Não uso mais a comida como "solução" para os meus problemas.

Gente! Comida não resolve problemas, quem resolve é você! Não terceirize a sua responsabilidade.
Aí, ao invés de pegar a primeira coisa que vem pela frente, pego um copo de água enquanto busco as respostas para as minhas perguntas. Se a resposta é fome, como sem culpa. Se é só vontade de comer, por ansiedade, por exemplo, tento me concentrar naquilo que está me deixando ansiosa, buscando uma saída para a questão que não seja COMER.

Aprendi a lidar com as minhas emoções

A ANSIEDADE, como sempre falamos por aqui, é um excesso de presente, assim como a DEPRESSÃO é um excesso de passado. Para resolver isso, basta se concentrar no PRESENTE, no AQUI e AGORA.
Digo para mim mesma: O que está acontecendo nesse exato momento?
Sinta o momento, olhe a sua volta!
Tente se concentrar no que estava fazendo antes de pensar em se empanturrar de "gordices".
Por exemplo, se estava lendo um livro, volte para o livro; se estava lavando a louça volte para fazer isso, saia para dar uma caminhada, leve o lixo para rua, faça qualquer coisa (que não seja comer), mas dessa vez, faça focada.

Se ainda, a ansiedade não passar - Já perceberam que sempre que estamos ansiosas queremos algo bem calórico, principalmente carboidrato e açúcar? Tem uma explicação científica para isso...que não vou explicar aqui porque vai dar muito trabalho...aliás, aproveitem para pesquisar sobre isso e vão entender melhor o que se passa no seu cérebro nesse momento...
Enfim,  se nada der certo PARE TUDO e antes de fazer "a grande cagada" e se arrepender depois, se concentre na sua respiração. Sempre uso a técnica de prender e soltar o ar bem de vagar, 5 vezes, enchendo bem o abdômen, isso acalma magicamente! Essa técnica dá uma leveza muito grande e relaxa todo o corpo. Vale a pena tentar!



Fique concentrada no momento presente, não tente ficar tentando antecipar o futuro porque ele NÃO existe e, ficar remoendo o passado só vai te deixar triste e não vai consertar seja lá o que você crê que esteja "errado"!!!
Você fez tudo isso que sugeri mas, mesmo assim, precisou comer, não se arrependa, não se culpe! Tente entender o que aconteceu e se perdoe, por favor!




 Gente, amiga! Aprendam a se perdoar, o auto perdão é o sentimento mais maravilhoso, libertador e terapêutico que existe, ainda diria mais: O PERDÃO EMAGRECE!

Tudo que faço está certo, tudo que como é bom!

Outra coisa que aprendi e tenho praticado é sempre que vou me alimentar é dizer: "Tudo o que eu faço está certo, tudo que eu como é bom". Gente, é muito deprimente quando as pessoas comem e depois se arrependem e ficam anunciando isso aos quatro cantos...#perlamor!!! Comeu, comeu. Qual o problema? Foi ruim, te fez mal? Que bom, assim você aprende e não faz novamente!
Não se façam de vítimas da comida, porque foi você a responsável por isso e mais ninguém...Não acredito que alguém te force a comer...a sociedade não tem culpa se você é uma tonta e se deixa magoar com tanta facilidade.

Amanhã, falo sobre os resultados dessa nova "atitude alimentar"  e as melhoras que venho obtendo com os exercícios físicos!
beijos e cuidem-se muito bem, por favor!!!

2 comentários :

ivana disse...

PA RA BÉNS, estás no caminho certo. Beijo, boa semana.

Márcia Souza disse...

Obrigada, amiga! Estamos sempre aprendendo! beijos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Adsense

Translate